Tenha a certeza de encontrar aqui muitas inspirações que irão lhe ajudar a construir um futuro mais agradável para você, sua família e as futuras gerações.
Crise matrimonial
Quando um homem não se sente bem ao lado da sua esposa ou vice-versa, precisamos admitir que alguma coisa precisa ser concertada no casal. Afinal, o casamento não tem como finalidade apenas gerar descendência ou compromissos, mas produzir satisfação, segurança, estabilidade emocional, bem-estar, paz, momentos alegres, melhorias, principalmente no interior humano. Quando o casamento está afetando negativamente, o índice de satisfação humana piora, e só pedem existir quatro motivos para isso: Falta de polimento das personalidades, falta de ocupação mental, que faz com que um dos cônjuges exija mais que ou outro pode e deve oferecer; falta de comprometimento emocional de um dos cônjuges, o que está relacionado com a primeira causa exposta; ou interferências espirituais negativas. Dizem que a questão econômica afeta a relação conjugal, porém, o que afeta de fato, é a falta de comprometimento com a economia familiar. Portanto, ao invés de destruir o matrimônio, a sociedade precisa é qualificar seus cidadãos para a vida conjugal.
Precisamos construir o valor humano
A banalização do homem, da mulher, e da sexualidade compromete o casamento. As pessoas e coisas que possuem alto valor nunca são descartadas.
As relações conjugais atualmente e quase sempre, têm sido formadas a partir da sedução pela aparência. As mulheres, enquanto solteiras, capricham na aparência, investindo imensas somas de dinheiro no visual, ou despem-se para mostrar seu grande valor externo natural. Se ao menos assim fizessem durante a vida conjugal, ajudaria. No entanto, a maioria entrega sua aparência ao acaso depois do matrimônio.
Os homens, por sua vez, capricham nos discursos românticos, nos elogios e na arte da sedução para conquistar seus amores. Entretanto, uma vez que o amor foi conquistado, costumam reservar a brutalidade, a frieza e um comportamento traiçoeiro, comportamento atualmente adotado também por muitas mulheres casadas como resposta ao histórico comportamento masculino.
É preciso construir o valor humano que não pereça nem desapareça com o passar do tempo. E é preciso aguçar a capacidade humana de identificar tal valor para que a vida conjugal volte a compensar.
Casamento e Família Compensam?
Delicadeza
O que você acha da gentileza verbal? Dizer sempre obrigado, com licença, desculpe, perdão, fazem parte de uma boa etiqueta. Entretanto, pode ser mau, o vício de exigir dos outros tal atitude. Existem pessoas que ficam guardando rancor esperando um pedido de desculpa ou perdão de alguém; outros se irritam porque alguém não lhe pediu licença. Contudo, existem casos de pessoas que habituam a ferir e desculpar-se; a invadir seu espaço depois de pedir licença. Eu, particularmente já fui vítima desse tipo de pessoa. É preciso que saibamos e aprendamos que a melhor forma de ser gentil é através da prática de bons atos em benefício do outro. Como você poderia guardar rancor de alguém que lhe faz o bem ininterruptamente? Fazer o bem é a melhor maneira de demonstrar seu arrependimento, sua consideração ou sua gratidão para alguém. E isso pode ser feito em silêncio ou até em secreto, como prova da sinceridade. E evita que o pari crie o hábito de magoar-se ou irritar-se sempre que suas perspectivas não forem satisfeitas, pois se consolará ao saber que boas atitudes sempre virão da sua parte como recompensa pelas suas falhas.
Muitos aprendem a enganar com boas palavras, belo sorriso; as vezes até com boas atitudes. Por isso, nunca exija bom tratamento de ninguém, porque você pode ser iludido. Apenas pratique o bom tratamento, e cobre e exija apenas respeito. Isto é um direito básico e fundamental.
Estou convencido que não magoar alguém de vez em quando é impossível. E que se bons gestos não confortarem um coração ferido, não são palavras doces que farão.
Corrosão Domiciliar
A função da família é gerar o cidadão, e com ele os valores e princípios que nortearão sua conduta na sociedade. Hoje, porém, a família tornou-se a origem da turbulência e da desintegração social.
Se não resolvermos a questão da violência doméstica contra mulheres e crianças, bem como a fraquezas dos relacionamentos conjugais, será impossível conter o avanço da criminalidade, drogas e da corrupção na sociedade, uma vez que a família compete fornecer além dos nutrientes físicos, os nutrientes emocionais para as crianças e adolescentes.
A corrosão dos valores éticos e morais nos lares, ocorre por falta de instrução ou informação adequada, boa vontade, ou pela ausência dos próprios valores e princípios que constroem e sustentam os relacionamentos.
É assim que se faz
Uma mente sadia precisa ter objetivos claros, e ser capaz de visualizar o resultado final dos seus projetos muito antes deles chegarem a sua conclusão, sem admitir nenhuma margem de erro.
Assim foi também este mundo planejado por uma mente certamente muito brilhante, para alcançar uma meta; sendo que a velocidade da execução dessa obra depende dos operários, nós, seres humanos. Todavia, sabem os seres humanos quais são suas funções neste palco cósmico, e para onde estão conduzindo esta civilização?
Fator Aglutinador
A palavra casamento significa a combinação de dois. Contudo, para que haja combinação, não digo verbal nem de direito, mas de fato; o principal fator de convergência não é a beleza nem a conveniência pacífica, mas sim a eliminação dos fatores divergentes. Isso dá um pouco de trabalho.
É lógico que homem e mulher são diferentes por natureza, e a natureza assim os fez a fim de ampliar as qualidades da entidade conjugal a partir do momento quando os dois se complementarem, suprindo um a deficiência do outro. É dessa forma que multiplicam-se as qualidades e se intensifica a beleza. Entretanto, como nossa sociedade não possui um manual de instrução para o casal, cada parte se conduz conforme foi instruído pelos seus pais, e com os mesmos critérios conduz a educação dos seus filhos. Alguns acertam nos métodos; outros, porém, desacertadamente destorcem a personalidade dos seus filhos, atingindo alvos totalmente divergentes no resultado final. Dessa forma, surgem na sociedade uma infinidade de comportamentos, posturas e tendências.
Como harmonizar duas pessoas com tantas divergências, algumas delas até sociopatas?
Geralmente duas pessoas casam por um, dois, ou três fatores convergentes: A beleza física, a condição social ou o instinto reprodutor, e raras vezes pela compatibilidade. Quando dizem que “o amor é cego”, estão se referindo ao amor instintivo, geralmente o reprodutor, o qual dispensa a análise geral da personalidade do companheiro (a), pois sua finalidade é única e exclusivamente a reprodução da espécie.
Em tais matrimônios, como com o transcorrer da convivência não da para esconder as divergências que geralmente são inúmeras e marcantes, os cassais ficam simplesmente chocados e desapontados com a realidade do outro que se revela diante de si. Tais divergências começam a ferir o relacionamento sem previsão de melhora, pelo contrário, quase sempre com previsão de agravamento, uma vez que os casais estão totalmente despreparados para sofrer ou provocar as adaptações da personalidade para harmonizar a convivência.
Expansão Social
Quando os laços de família são bem feitos, a família se expande com saúde e vigor. Vai rompendo barreiras e ultrapassando fronteiras. A vida torna-se cheia de prazer, alegria e sonhos.
Para que os laços sejam bem feitos, é preciso que haja criatividade e muito boa vontade. Ou seja: tem que haver investimento criativo, e não troca de copos de bebidas; e de preferência que o álcool seja excluído para não atrapalhar a criatividade e nem provocar os seus costumeiros incidentes.
Somos os artistas que devem construir beleza nos relacionamentos humanos!
A Força do Amor é uma Força Gravitacional
Acredito que você já ouviu falar em forças centrífugas e centrípetas.
Forças centrífugas são forças existentes no cosmo, cuja função é absorver para um núcleo todos os objetos que se aproximam da sua esfera. É a mesma força que a gente chama de força gravitacional.
Todavia, para que a força gravitacional (centrífuga) não provoque a fusão do cosmo, fazendo dele um único ponto, alguém deve ter criado as forças centrípetas, as quais são semelhantes as forças do empuxo, cuja direção está voltada na direção contrária do centro.
São essas mesmas forças que na sociedade humana chamamos de amor. A força do amor faz com que duas ou mais pessoas formem uma única entidade, sem destruir a individualidade, a liberdade e a autonomia. Assim, podemos compreender que essa força possui duas características: uma que atrai, e outra que faz manter certa distância.
A força centrífuga do amor atrai para perto de si até os divergentes. É este princípio natural que faz crescer o universo. E é por isso que o Grande Sábio mandou amar o inimigo e orar pelos que vos perseguem.
Quando há um relacionamento amoroso entre um casal, algumas divergências desaparecem espontaneamente. Contudo, outras devem ser preservadas para ampliar o conteúdo e o estado de beleza.
Essa é a função do amor.
Para descontrair Vários tipos de brigas conjugais
Esta é uma disputa justa:
Quem ama mais.
Casamento é a Ferramenta do Aprimoramento
O que acha sobre começar um negócio hoje, outro amanhã; entrar em uma faculdade hoje, outra amanhã; fazer um curso hoje, outro amanhã, tudo pela metade? Igualmente, o que acha sobre casar hoje e descasar amanhã; casar três, quatro, cinco vezes na vida, dará para construir alguma sensação de êxito?
Quem já experimentou alguma vez a sensação de êxito, sabe o quanto prazerosa é tal sensação. Imagine a sensação de um jogador quando marca um belo gol em um momento decisivo de uma partida de futebol! Um formando, na ocasião de sua formatura. um médico que consegue salvar um paciente que está em estado terminal! Não seria a mesma sensação, a de um casal em fase de separação, e que consegue reverter, voltando ao estado original do seu relacionamento? Você pode dizer: mas isso é muito perturbador, desafiante, angustiante, desgastante; e eu posso dizer que a sensação de prazer é proporcional. Não quero dizer, no entanto, que não existam circunstâncias quando o divórcio não se faça necessário; estou querendo dizer é que os homens deste século estão abrindo mão de um desafio que proporciona bem-estar pessoal, saúde familiar e paz social. Estão abrindo mão de um processo natural de aprimoramento da espécie, classificando seus semelhantes da mesma forma que classificam os objetos materiais. "Este está novo, fico; está ficando feio ou me aborrecendo, descarto"!
Atualmente o tema reciclagem está em pauta. Reciclagem é a palavra do momento e será a chave da sobrevivência humana no futuro. Sendo assim, seria justo excluir meu cônjuge, meus filhos, meus pais, meus amigos, meus contemporâneos desse processo de renovação para reutilização?
Recicle seu relacionamento.
Ato de Fusão